terça-feira, 11 de junho de 2013

Os Donos do Circo

Como desviar a atenção do povo pra longe dos reais problemas a sua volta?
Os antigos romanos foram os que melhor responderam a essa pergunta.

Espetáculos sangrentos entre gladiadores, execuções públicas em estádios, eram promovidos por governantes para entreter a população romana. Como saco vazio não para em pé, durante às apresentações era distribuído pão para os espectadores. Daí surgiu a expressão conhecida como "Política de Pão e Circo", ou como eles mesmos falavam, panis et circenses. 


Houve um momento que o "Circo" romano era, basicamente, os cristãos. Ser cristão era crime em Roma e como o império romano era o dono do circo, eles juntavam "a fome com a vontade de comer". Quando era constatado que alguém era cristão, esse alguém era condenado e jogado para morte nesses Circos Sangrentos. Assim eles matavam alguns coelhos com poucas cajadadas. Acabavam com aquelas comunidades de subversivos de costumes esquisitos e ao mesmo tempo promoviam espetáculo para o povo, que era entretido pra não ver as mazelas do império.

Passados centenas de anos vemos que hoje os cristãos ocupam lugar diferente nas Arenas de Espetáculo. Os Cristãos, hoje, fazem parte dum seleto grupo chamado Donos de Circo. Apesar de haver mudanças no espetáculo, o modus operandi é o mesmo dos políticos romanos. 
O Circo dos cristãos é promovido por líderes religiosos, políticos e uma espécie de classe artística. Promovem Jornadas Mundial da Juventude, Marchas, Shows Musicais, Cruzadas Milagrosas.... e toda espécie de espetáculo imagináveis.

E a coisa não muda. O mundo a nossa volta continua implodindo. O Brasil, país de esmagadora maioria cristã, continua sendo conhecido como o povo do "jeitinho brasileiro", sofrendo na mão de políticos corruptos, enfrentando desigualdade sociais terríveis, com um sistema de saúde precário...

Os espetáculos promovidos por eles não são para promover mudança, são para entreter das massas. 

O Dono do Circo mudou, mas os métodos são os mesmos.
Alguém já disse um vez: "enquanto te exploram você grita gol". Mas eu te digo: Enquanto te exploram você grita Amém!


Thiago André