domingo, 17 de fevereiro de 2013

SuperMarket Dominical



Foi-se o tempo em que se dizia com pesar: "Hoje é Domingo, tenho que ir a Igreja!". De umas décadas pra cá,  vieram pensando em como deixar essa obrigação de ir igreja, um pouco menos pesada.

Lembro quando eu era pequeno, tinha um programa que eu e meus primos gostávamos muito. O SuperMarket era um programa sobre produtos, um supermercado montado num estúdio, onde o merchandising era explícito. Os participantes respondiam perguntas sobre os produtos, quanto mais acertos, mais tempo eles tinham pra "comprar" no supermercado. Ficávamos todos reunidos na frente da TV torcendo para o pessoal comprar bem rápido, antes do tempo acabar, respondíamos as perguntas bem alto pro pessoal lá na bandeirantes ouvir... Ah! Era muito legal. Não sei se era aquela sensação de estar comprando o que eu não podia comprar (sem nem mesmo estar participando) ou a vontade de estar no programa, no lugar daqueles burros que participavam.

É exatamente assim que me sinto indo a igreja. Me sinto de volta no SuperMarket, por isso é divertido. Sinto que os carinha lá no púlpito se parecem cada vez mais com o apresentador do programa, sempre estingando os participantes comprarem, consumirem e saberem mais como obter seus novos produtos. Somos apenas participantes nesse programa que chamamos de culto, o patrocinador de tudo é Deus e estamos sempre querendo mostrar como é legal participar disso tudo.

Não, ir a igreja não tem mais nada haver com comunhão de cristãos, partilhar das dificuldades, confidenciar os pecados, se ajudarem na edificação espiritual... nãaao. Você nem precisa falar com quem senta da seu lado, não precisa nem conhecer ninguém, se quiser, pode até assistir da internet mesmo (afinal de contas, compras online estão em alta). Nosso objetivo indo a igreja é o consumo de Deus, Ele sempre tem uma "benção" pra nos dar. Somos consumidores, estamos num jogo tentando convencer a Deus que merecemos o prêmio. Cara, é muito legal ir a igreja.

"Hoje é o seu dia! Deus vai te dar, mas tem que pedir com fé! Quem aqui precisa de uma benção financeira!?!" Vou lá, hoje é domingo... o Programa já vai começar. Tchau!