quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Não quero ir no seu Culto Legal

É cada vez mais comum ver anúncios de cultos-eventos na minha Time Line. Todo fim de semana tem um culto "diferente" em algum lugar com alguma celebridade gospel como atração. As celebridades vão desde as grandes, conhecidas nacionalmente, até as bem pequenas, conhecidas nos arredores daquela igreja.


O roteiro é mais ou menos o seguinte:
Basicamente esses cultos nascem da necessidade de atrair o maior número de pessoas possíveis, ou seja, precisamos de algo que seja um Bum! O que vem a seguir é o que vai ser usado para atrair esse povo, e aqui que o pirão começa a desandar. Nesse ponto é decidido o "Tema Impactante/Curioso/Instigante", "Cantor/Banda preferida do público alvo", "Pregador Showman super Ungidaço da Moda". Não necessariamente terá todos o elementos descritos, mas esse é o basicão da receita de um culto pra "bombar". Depois vem a divulgação em massa através de redes sociais, faixas, outdoors... Tudo dentro do poder aquisitivo que essa igreja tem. 
O resultado, geralmente, sai dentro do esperado: O culto fica lotado de gente. E ser for bom, a galera volta.


Me lembrei de um dos acampamentos de jovens que ajudei a organizar. Na programação do acampamento nós tínhamos cultos de adoração, e logo após, fazíamos uma festa temática qualquer. Na pregação de um dos dias, o então líder dos jovens, fez a seguinte reflexão: "E se eu dissesse que não haverá mais festa e iremos ficar aqui adorando a Deus? Qual sua motivação aqui?". O silêncio reflexivo da galera foi interrompido com o lamento de um dos acampantes: "Ah! Não cara. Preparei minha fantasia pra essa festa e vai cancelar?". O garoto achou que era verdade, não se deu conta de que era uma reflexão. Eu fiquei ali pensando o que foi que atraiu ele até ali. Fiquei remoendo aquela cena por muito tempo e refletindo naquelas palavras.


As pessoas estão sendo atraídas para os "cultos legais" por causa da atração que tem neles. Está bombando porque ele é legal. Mas não é sempre que vai dar pra fazer um culto legal, por muitos motivos (incompatibilidade de agenda, falta de criatividade, falta de grana...). Aí o culto vai ficar vazio e será preciso fazer mais cultos legais igual aos outros. Lembra que o pirão começou a desandar lá em cima? Aqui ele já vai pro brejo.Será preciso elementos cada vez "mais legais" para continuar mantendo essas pessoas na igreja, gerando ciclo sem fim de pura satisfação de entretenimento. Isso exigirá cada vez mais dos organizadores dos cultos, pois eles precisarão manter os resultados numéricos dos cultos anteriores. Se houver redução de números, será o mesmo que está perdendo vidas para o mundo, quando na verdade elas nunca foram ganhas para Cristo.


As pessoas precisam ser atraídas a Cristo e através de sua Palavra. "Pois a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus". Quando culto não tiver potencial pra ser "legal" e eles virão, pois não é isso que os atrai, o que os atrai é voz do Bom Pastor. Cristo deve ser o centro. Muitas pessoas foram atraídas por Cristo e sua Palavra, mas acabam morrendo por só ter "alimento" para o crente que foi atraído por conta do entretenimento. 


É importante dizer que não sou contra ao entretenimento. As vezes a comunhão vai ser consolidada em eventos de puro entretenimento, vendo um filme, jogando futebol, jogando vídeo game, jogando conversa fora... Mas não podemos atrair o novo cristão por meio disso, pois no dia que faltar o futebol, o vídeo game, o filme... ele não virá pra comunhão, Cristo não será o suficiente para "segurar ele na igreja".

Por isso eu não quero ir no seu Culto Legal!

Paz, é só.