segunda-feira, 3 de março de 2014

50 Páginas: Bem Vindo ao Deserto do Real - Slavoj Zizek

No filme Matrix (1999), Neo é introduzido por Morpheus em um mundo caótico e devastado, com a seguinte frase: "Bem vindo ao Deserto do Real". Em 2002,  Slavoj Zizek publica um livro, sob o mesmo título - que na verdade é uma coletânea de 5 ensaios - sobre os efeitos do 11 de setembro no mundo.

Zizek é um teórico marxista, lacaniano e pop. E isso fica claro logo de inicio. Uma das primeiras coisas que pude perceber é a facilidade dele de linkar elementos da cultura pop para elucidar assuntos acadêmicos - o próprio título do livro já nos dá uma pista. Minha cabeça explodiu quando (lá pelo metade da leitura) eu me deparei com essa citação de Matrix. Fiquei surpreso, por não me lembrar de ter
ouvido ela durante o filme (que tem mais de 5 anos que não vejo) e por ela fazer todo um sentido no argumento apresentado por Zizek naquele momento- argumento esse, que eu não estava entendo bulhufas até então. Quem já leu algumas coisa dele pela web já deve estar familiarizado com esse forma de "didática" muito presente em seus textos.

Apesar de linkar quotes de filmes, livro, contos e outras coisas, que acaba por nos dar uma mãozinha, ainda senti uma certa dificuldade para entender alguns de seus raciocínios. Não posso dizer que isso seja culpa do autor. Acredito que o motivo da minha dificuldade seja o fato d'eu ser neófito na filosofia e um completo leigo em psicologia. Como eu disse, além de marxista e pop, ele é lacaniano. E nessas primeiras páginas já vamos encontrar muitos termos e conceitos de Jacques Lacan. Não fiquei na mão, pois antes de ler as primeiras páginas dessa obra eu já tinha lido um outro livro dele intitulado: "Como Ler Lacan", o que me ajudou na compreensão de alguns termos aqui apresentados.

Por não conhecer bem o campo da psicologia, olhar pro mundo (também) através dessa ótica fez eu me sentir como um bebê se aventurando numa maneira nova de se locomover. Tomei uns tombos nuns termos aqui e alí, mas aos poucos fui compreendendo os conceitos apresentados e me "divertindo" com eles. Precisei dar um gloogle uma hora ou outra, mas não comprometeu o que considerei ser uma excelente leitura.
Nessas primeiras 50 páginas já deu pra ter uma ideia do que vem por aí. E me parece ser coisa boa.

A ideia de fazer essas série surgiu da mania que tenho de sempre ler as primeiras 50 páginas de um livro que acabo de comprar (mesmo que eu não vá ler o restante na hora). Faço isso pra saber mais ou menos a que veio aquele livro. Funciona como espécie de "amostra grátis". E a proposta dessa série é justamente essa, ler as primeiras 50 páginas de um livro e falar sobre as primeiras impressões percebidas.