quarta-feira, 27 de março de 2013

Epitáfio

Eu só fui conhecer a palavra Epitáfio já na minha adolescência, afinal de contas, não é uma palavra que se ouve comumente. Ninguém fala o que é um Epitáfio para crianças, e nem deveria. Descobri essa palavra por meio da famosa música de mesmo nome que o Titãs emplacara nas paradas de sucesso naquela época. A música tem um tom reflexivo que dá voz a um arrependido eu lírico, que já não pode fazer nada a respeito da vida que foi vivida. e percebe agora, do fundo de sua cova, que deveria ter vivido de maneira diferente. Depois de um tempo, fui buscar o significado para a estranha palavra e acabei descobrindo que ela é a voz de quem já não pode falar. O Epitáfio nada mais é do que uma vida inteira resumida em duas ou três linhas, escrita sobre uma pedra fria e indiferente...Como a morte.

É injusto, mas o Epitáfio não são as palavras de um morto a seu próprio respeito. Afinal de contas, está morto e morto não diz nada, nem mesmo sobre si. Quem decide o que será escrito na lápide são seus herdeiros e não o defunto. Quando alguém tem a chance de falar antes da morte, raramente fala sobre si mesmo. Em todo caso quem terá a funesta missão de resumir sua vida em duas ou três palavras serão seus herdeiros, seus familiares. Todos os seus feitos, todas suas conquistas, ideias, diplomas, frases, livros lidos, músicas ouvidas, nada disso vai valer muito na escolha das palavras a serem utilizadas. Na busca das palavras mais adequadas é observado que tipo de legado foi deixado para seus herdeiros e não falo aqui de fortunas.

Lembre-se, seus herdeiros não são apenas aqueles que receberão por direito seus bens, seus herdeiros serão cada homem e mulher que você cativou durante sua vida - lembra-se da frase de O Pequeno Príncipe já tão gasta nas redes sociais?-. Seus herdeiros são aqueles que receberão o seu legado. Então fica a pergunta: O que vão escrever sobre você na seu epitáfio?