terça-feira, 26 de março de 2013

Alice e o Quebra-Cabeça

Acordou com um desafio a ser cumprido: Iria montar um quebra-cabeça de 1000 peças junto com sua filha Alice. Ao contrário do que se pensa, o maior desafio não está em montar o puzzle. O maior desafio dessa manhã (na verdade são desafios, cada um deles) é desconectar a internet, ignorar o chamado do celular, desligar as Televisões (tem uma em cada cômodo). Não é tarefa fácil tornar um quebra-cabeças algo interessante do no meio de um monte desses gadgets.
Ali estão, com olhos arregalados e ansiosos, Alice e seu Pai.
- Está pronta? - Perguntou o pai
Ela atacou silenciosamente a pilha de peças e começou a organizar por cores. Entendendo isso como uma resposta à sua pergunta, ele começou a ajuda-la. Ali sentados naquele tapete, parecia que não havia relógio. Na verdade o tempo não importava.
Vagarosamente a figura ia tomando forma. Depois de horas, o olhar concentrado e pensativo ia dando lugar a sensação de conquista, o puzzle estava quase solucionado.
-Filha, tá faltando apenas 3 peças pra completar. Quer colocar elas no lugar?
Estendeu a mão contendo as 3 peças restantes pra ela. Com esse gesto ele oferecia à ela a vitória. Deu o prazer de finalizar o "oponente".
Ela se pôs em pé, e com os pés mesmo, ela bagunçou toda a figura. Deu alguns chutes pra espalhar. Se agachou, pegou algumas peças com a mão e jogou pra cima.
Olhou pro pai e disse:
- É mais legal ficar montando do que terminar.

*inspirado em uma história real