sexta-feira, 8 de março de 2013

CabeiDiLê - O Que Estão Fazendo Com a Igreja - Augustus Nicodemus

Sabe aqueles dias que você acorda com muito vontade de ler? Mas eu estava com vontade de livro físico, estava com vontade pegar no livro. Fui até um sebo da minha cidade natal (eu estava por lá, claro), mas não tinha nada além de livros didáticos e romances no estilo Sabrina. Fui numa livraria evangélica próxima e me deparei com esse livro na prateleira de promoções. Me custou apenas 15 reais. Foi assim que esse livro chegou em minhas mãos.

O livro é uma coletânea de artigos escritos pelo Pastor presbiteriano e Teólogo Augustus Nicodemus. Artigos esses, escritos no blog apologético Ó Tempora! Ó Mores! (Que tempos os nossos! E que costusmes!) que mantêm com mais dois Pastores amigos seus, Solano Portela e Mauro Meister.

Augustus Nicodemus se propõe a explicar o panorama atual da Igreja Evangélica no Brasil. Mostra contextos históricos, origens, motivos, fatores... que resultaram na atual maneira que a igreja tem feito sua teologia. Foge do Lugar Comum que sempre propõe a famigerada Teologia da Prosperidade como unica mazela da igreja atual, e aponta pra outros fatores que tem sido negligenciados por grande maioria dos apologétas de plantão. Fala sobre o liberalismo teológico, inerrância das Escrituras, e até mesmo sobre seus amigos conservadores.

Apesar de ser um homem muito acadêmico, sua escrita é bem acessível ao leitor comum, o que torna o livro uma obra simplificada pra que não está familiarizado com uma literatura teológica mais acadêmica. O leitor comum pode encontrar um pouco de dificuldade em alguns termos usados, termos esses: Libertinos, Liberais, Ortodoxos, Puritanos... pois grande parte desses termos são compreendidos de maneira equivocada pela maioria dos cristãos modernos. Mas nada muito complicado, visto que o objetivo do livro é explicar quem são cada um deles, como surgiram e como é formada sua teologia.

Em suma, é um livro interessantíssimo, de leitura não enfadonha (muito comum em livros teológicos), que leva ao leitor comum - isso é, que não está familiarizado com literatura teológica - um fácil entendimento de assuntos costumeiramente complicados. É um livro simples porém denso. Valeu cada centavo! (Por que será que estava na promoção, queima de estoque?)