quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Quarta feira é de Cinzas


Foto: Thiago André

A Quarta-Feira de Cinzas vem pra anunciar: Acabou o Carnaval! Hora de contabilizar as alegrias e tristezas. Contabilidade de quem foi viajar, de quem foi atrás do bloco, de quem foi pro retiro religioso, que ficou pra descansar...

Na tradição Católica, ela é conhecida como o primeiro dia dos quarenta seguintes até a Pascoa. É uma chamada para lembrança da fragilidade e necessidade de mudança diante do Criador. Fiéis são marcados na sua testa com cinzas e ouvem do sacerdote: "Lembra-te que és pó, e ao pó tornarás". É um aviso, uma lembrança, um choque de ordem, uma retomada para a realidade do dia a dia.

Na paranoia, muitos religiosos vociferam a foliões: Sua alegria acabou, quarta feira chegou. Como se a alegria do religioso fosse mais alegria que a do folião. Como se as injustiças e desventuras não visitassem os lares de ambos.A Quarta Feira de Cinzas vêm pra nos lembrar que somos pó, todos nós somos cinza, foliões ou não. Há muitos foliões vazios nessa Quarta, o Carnaval não foi capaz de trazer a alegria da Avenida para a Vida Cotidiana. Há muitos religiosos vazios nessa Quarta, o retiro de Carnaval não foi capaz de trazer a espiritualidade das reuniões para a Vida Cotidiana.

Quarta Feira é sempre de Cinzas, para foliões ou não. Sempre que você se ilude e tenta maquiar sua vida miserável com poucos dias de alegria, a Quarta é Cinzenta. Não importa quão boas foram suas ilusórias fantasias de alegria, a Quarta- feira sempre vai estar lá pra te lembrar que sua vida não é essa ilusão. Todo Carnaval tem seu Fim, para Foliões e Religiosos.

Paz, é só.