Thiago André
Um dos papéis da propaganda é te convencer que você precisa de algo que você não precisa - Tá aí o iPad que não me deixa mentir. A propagando é responsável por tornar a imagem do produto muito mais atraente do que realmente ele é, fazendo com isso, que você compre algo sem nunca ter tocado, experimentado ou conhecido com antecedência. Pra você ter ideia, o cigarro já foi vendido com a propaganda de que fazia bem para os dentes e dava disposição para o trabalho. A propaganda também serve pra firmar uma marca ou produto já conhecido - a exemplo da Coca, produto já bem conhecido que tem ótimos trabalhos publicitários - tornando suas qualidades inquestionáveis.
Já percebeu o quanto a propaganda está ligada ao nosso cotidiano? Frequentemente pessoas tem vendido uma boa imagem sobre si. Melhoram suas frases de efeito e seu esteriótipo, pois precisam ser compradas. A maneira que vivem, o jeito que são na verdade, não venderia para o publico popular, por isso fazem uma propaganda de uma pessoa que elas não são. Elas não sabem, mas são produtos expostos numa prateleira.
Com o tempo as pessoas começam a fazer propagandas sobre você. Falam pra amiga, que conta pro amigo do primo do seu cunhado, o quanto você é uma pessoa boa, amável e inteligente. Em pouco tempo você já fica conhecido no mercado como um bom produto. Fica popular por suas características eficientes.
Mas o problema não é esse. O pirão começa mesmo desandar quando você acredita nessa propaganda que fazem de você.
Acreditando nessa propaganda você começa a agir como a pessoa que você não é. Olha pro lado, na prateleira de produtos em que você está exposto, e começa a se comparar com os outros produtos. Em pouco tempo você começa a constatar o quanto você é melhor que o produto que está do seu lado. Vai perdendo a visão real sobre si. Começa a se achar maior e melhor do que realmente é.
Só queria te lembrar que você não é um produto, você não está a venda. Nada nesse mundo te faz menos "Adão" do que qualquer outra pessoa. Somos farinha do mesmo saco. Pobre, Rico, Branco ou Preto, estamos todos debaixo da mesma condenação, a condenação de estar em rebeldia contra o Criador. Você foi salvo não por ser bom ou por ter bons publicitários a seu favor, que convenceram Deus o quanto você era um produto bom de ser comprado. Você foi salvo imerecidamente. Você não teve participação ou mérito algum. O mérito é do Cristo que te comprou por um preço alto, mesmo você não valendo nada.
Paz, é só.
