Thiago André
Parece que nesses últimos anos houve um boom desse universo zumbi. Filmes, seriados, livros, até mesmo adaptação de livros famosos - como Orgulho e Preconceito e Zumbis que é uma adaptação de "Orgulho e Preconceito". Nunca ouvi tanto sobre zumbis desde a época do Resident Evil pra PS1 (quem nunca teve um mini enfarte com o Nemesis?). Sem dúvidas, de todos os últimos lançamentos sobre o universo Zumbi, o seriado The Walking Dead é o melhor. Arrisco a dizer que é a melhor série do momento.
Alguns dizem que essa popularização veio por conta da ampla divulgação da série, mas eu prefiro pensar que a popularização deve-se ao fato de que, no fundo, nós nos vemos nesses zumbis. Pois, apesar de estarem mortos, eles não param de caminhar, estão sempre indo em frente. O Zumbi representa a ideia: "Estou morto, porém vivo. Sou um morto-vivo"
Assim caminha a humanidade desde quando se rebelou contra Deus lá no Éden A sentença dessa rebelião foi a Morte. Deus afastou a humanidade da Árvore da Vida (Gn 3.22) para que a rebelião não se perpetuasse em vida eterna. O homem conheceu a morte e a morte virou a esperança de que, morrendo essa geração, a outra pudesse ser melhor. Até que veio Cristo para que pudéssemos ter Vida. Mas essa Vida não se trata de por um fim na morte física. Pois pior que a morte física, é a morte em vida (é o que comumente chamamo de morte espiritual). Os homens tem caminhado como esses Zumbis, vivem uma vida guiada pelos seus desejos de morto-vivo (Ef 2.1-3). São semelhantes a cadáveres ambulantes que vivem apenas para alimentar seus apetites.
O Evangelho de Cristo é o antídoto pra esse vírus que entrou na humanidade. A Vida que Cristo nos promete em abundância, é a vida que vai nos torna vivo em vida. É a cura da nossa doença que nos faz mortos mesmo estando vivos.
Em Cristo a nossa alma morta-viva se põe a descansar e nós acordamos para uma Nova Vida. Reaprendemos a viver. Não vivemos mais pelos extintos dos nossos apetites pecaminosos, vivemos a vida no Filho de Deus. Por isso que Paulo diz: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."
Gálatas 2:20
Paz, é só.